segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COM MÍDIAS INTEGRADAS


1.Produção de Manual Ecológico sobre reciclagem de Garrafas PET - Transformando resíduos em brinquedos.
2. Objetivo geral: Produzir um Manual Ecológico sobre como transformar sucata em brinquedo.
3. Objetivos pedagógicos: Familiarizar os alunos com a leitura e escrita ao descreverem o processo de confecção do material, além de trabalhar a integração de texto e imagens. Desenvolver nos alunos a consciência ecológica além de ensiná-los como reutilizar materiais recicláveis.
4.Recursos Técnicos:
  • RESÍDUO: GARRAFA PET (PLÁSTICO)
  • BRINQUEDO: CARRO ARTICULADO
  • NÚMERO DE PARTICIPANTES :05 CRIANÇAS
  • NÚMERO DEMONSTRATIVO: 01 CRIANÇA
  • IDADE DAS CRIANÇAS : DE 08 A 11 ANOS
  • SÉRIE ESCOLAR: 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • SOFTWARE DE EDIÇÃO DE TEXTO E IMAGENS
5. Etapas:
  • Apresentação da Proposta
  • Seleção do brinquedo mais adequado
  • Seleção do público alvo (idade e série do ensino fundamental)
  • Elaboração do roteiro do manual
  • Captação das Imagens
  • Montagem do manual
  • Edição Final do Layout
6. Mídia Utilizada: Material Impresso (Cartilha ou Manual)

7. Processo de Ensino Aprendizagem e Resultados:

A atividade proposta para o grupo de crianças foi observação e construção de um carro de brinquedo feito através de material reciclado e, logo após, elaboração de um manual ecológico. Foi feita uma breve introdução sobre a diferença entre lixo e resíduo e que cada criança poderia contribuir para ajudar o meio ambiente reciclando materiais como plástico, papel, vidro e metal. No primeiro momento, as crianças ficaram curiosas pois estavam imaginando como seria um carro feito de material reciclado. Após observarem todas as etapas de confecção do brinquedo as crianças imediatamente se dispuseram a fazer cada um seu brinquedo procurando inovar e fazer diferente. Alguns fizeram portas e janelas. Alguns queriam pintar e colorir seus carros(infelizmente não dispúnhamos do material adequado). Outros até queriam adicionar luzes tecnológicas para o carro “acender no escuro”.
Enquanto confeccionavam o brinquedo, pude observar que todos compartilhavam ideias e materiais ou maneiras de trabalhar para desenvolver seu micro projeto de engenharia o mais brilhante possível sem contar no grau de imaginação colocado em prática nesta hora. Só dava para perceber o brilho nos olhos de cada um ao verem seus carros prontos e funcionais.
Percebi que as crianças não se resumiram em fazer só aquilo que foi ensinado mas evoluíram e se propuseram em fazer mais e melhor. Construíram um novo conhecimento a partir do conhecimento adquirido. Vale ressaltar aqui que já está incutido neles o embrião da tendência tecnológica ao sugerir que nos carros poderiam ser acoplados dispositivos que os fizessem brilhar no escuro. Também quero destacar que apesar de toda tecnologia que nos cerca ainda sentimos a falta do lúdico expressado por este grupo de crianças ao sugerir cores e formas diferentes principalmente na hora da brincadeira propriamente dito ao compartilhar e trocar de carro uns com os outros pois cada um queria dar uma volta no carro do outro. Após encerramento das atividades lúdicas(práticas e brincadeiras), os alunos foram orientados quanto à elaboração do manual ecológico integrando texto e imagens e também quanto à autoração de capas personalizadas( cada um produziria sua própria capa do manual). No final, fora dado prazo estipulado para edição final e entrega do manual.

MANUAL ECOLÓGICO


1a Etapa:
No primeiro momento, foi pedido para o grupo de alunos que trouxessem de casa cada um 04 garrafas pets limpas e tesoura sem ponta. Ao observarem atentamente todas as fases de confecção do brinquedo, os alunos começaram a construir seus próprios carrinhos.

2a Etapa:
Depois, corta-se com cuidado a parte central da garrafa pois o carro será utilizado para transportar alguns materiais e parte que foi cortada servira de eixo para se conectar às rodas do carro.


3a Etapa:
Em seguida, faz-se os furos onde serão colados os eixos das rodas do carro, são 4 ao todo, 2 na parte superior da garrafa e 2 na parta inferior de modo os buracos sejam do mesmo tamanho, estejam alinhados e na mesma proporção:
 

 
4a Etapa:
Logo após, as partes centrais que foram retiradas das garrafas ( 2 ao todo), foram enroladas à mão para ficarem na forma cilíndrica e servirem de eixo para as rodas. Com os eixos prontos, os mesmos foram introduzidos nos buracos feitos anteriormente:

 
5a Etapa:
Agora vem a parte mais difícil e que exigiu um pouco mais de habilidade das crianças. Para se fazer as rodas do carro deve-se primeiro: cortar 4 garrafas pet ao meio e utilizar a parte superior de todas elas. 



6a Etapa:
Depois de serem cortadas, pega-se uma meia garrafa e faz-se alguns cortes paralelos de modo que imitem uma sanfona. 



7a Etapa:
Em seguida, dobra-se completamente a parte inferior de modo que fique na mesma direção da boca da garrafa. Por último, dobra-se a extremidade inferior para formar o primeiro pneu:
 


8a Etapa:
Após serem montados todos os 4 pneus, junta-se ao corpo do carro fazendo os devidos ajustes finais.



9a Etapa: Aí está. O Carro está pronto. Boa diversão!
 





Além de ser um brinquedo muito divertido, também ajuda a proteger e conservar o meio ambiente! O Manual, apesar de ser simples, foi produzido pelos alunos com textos e imagens além das capas personalizadas produzidas por eles mesmos.


 




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